Congresso de Vereadores (as) e servidores(as) de Câmaras Municipais e Prefeituras.

Matérias

Nos dias 28, 29, 30 e 31 de Março, na cidade de Gravatá, aconteceu o Congresso de Vereadores (as) e servidores(as) de Câmaras Municipais e Prefeituras. Na ocasião foram tratados diversos assuntos, dentre eles “O desenvolvimento do Nordeste” com o palestrante Dr. José Múcio Monteiro – Presidente do Tribunal de Contas da União; onde o mesmo mostrou de que forma o Nordeste vem crescendo e a potencialidade e capacidade para expandir. Dr. Múcio ponderou ainda que “O vereador é quem primeiro ver a dor” é o contato direto e mediador entre a população e o poder executivo, a ponte entre o cidadão e o prefeito.
Dando continuidade ao ciclo de palestras, o Representante do TRE falou da importância do Recadastramento Biométrico, e lembrou aos municípios que ainda estão pendentes, que o devido processo eleitoral depende também da parceria entre os entes, ressaltando os prazos para que os municípios concluam o recadastramento.
O Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, também abrilhantou o Congresso com uma palestra relacionada “A Interiorização do Turismo em Pernambuco”. Durante sua fala o mesmo destacou que os municípios, ainda que pequenos e poucas capacidades devem/podem investir em Turismo, mostrando ainda que um pequeno ponto na cidade pode se tornar um local atrativo para visitantes, fazendo com que o município se desenvolva e gere recursos; porém, para isso é necessário que os Vereadores trabalhem no sentido de elaborar projetos e requerimentos para que o Turismo se desenvolva no estado e na cidade.
Durante a plenária do sábado, ocorreu a assembléia de eleição da UVP, tendo o vereador Josinaldo Barbosa de Araujo logrado êxito em mais um feito, e se tornando mais uma vez Presidente da União dos Vereadores de Pernambuco; durante seu discurso o Presidente prometeu continuar com o bom trabalho que vem fazendo a frente da UVP, e continuar com os investimentos em cursos e capacitações para melhorar e ajudar a atuação dos vereadores em Pernambuco. O DR. Maviael de Souza, do Ministério Público, falou sobre a atuação do MP no controle externo dos poderes Executivo e Legislativo Municipal. Lembrou ainda aos vereadores que os mesmos podem fazem solicitações ao MP no que concerne a próprias funções do órgão. O Dr. Maviael ainda ressaltou que o vereador não deve criar dificuldade para vender a facilidade, os mesmos devem trabalhar para o bem comum do povo, o vereador É FISCAL DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, e esse é o seu papel, FISCALIZAR.
O jornalista político Edmar Lira, palestrou sobre a importância da imprensa para os mandatos legislativos e executivos. Já na plenária do domingo, o advogado e especialista em gerenciamento de cidades, Cristiano Teixeira Dantas, falou sobre a importância do controle interno no poder legislativo.
Durante o Congresso a Vereadora Rosarinho – UVP Mulher reforçou a importância e responsabilidade dos vereadores para com o município, a mesma ainda citou uma frase que muitos nos remetem a atuação dos vereadores; “Se queres ganhar o mundo, se queres ganhar espaço, cuida primeiro de tua tribo”, cuida primeiro de teu município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *